COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Desenvolvendo a AUTONOMIA

      Primordial para o desenvolvimento de muitas habilidades, a AUTONOMIA precisa ser estimulada pelos pais e professores. Em pequenas tarefas do dia a dia, que passam muitas vezes despercebidas, é possível de se tornar uma atividade significativa para estimularmos nossos estudantes. 

Porque a autonomia é importante:


  • EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA: pessoas só aprendem quando há sentido prático;
  • A pessoa precisa assumir-se como SUJEITO ativo na produção do saber;
  • Ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar POSSIBILIDADES para CONSTRUÇÃO;
  • Quanto mais CRITICAMENTE exercemos a capacidade de aprender, mais se constrói a CURIOSIDADE;
  • Ensinar exige RESPEITO À AUTONOMIA do ser educando.
Fonte: "Pedagogia da Autonomia", Paulo Freire (2010)

Vídeo da LUCIANA BRITES, Especializada em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional: Autonomia é importante para a aprendizagem infantil?
  • Em casa, podemos estimular a autonomia nas tarefas diárias das crianças e adolescentes, de acordo com a faixa etária: 
#PraCegoVer - tabela escrito: seu filho pode ajudar em casa! De 2 a 3 anos: Guardar os brinquedos, tirar seu prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, pegar frutas e legumes na fruteira, por guardanapos na mesa, tirar a própria roupa. De 4 a 5 anos:Arrumar a cama, colocar roupa dentro da máquina (não ligar, só colocar), guardar as próprias roupas, guardar as vasilhas de plástico, ajudar a por a mesa, limpar a poeira de alguns móveis, regar plantas, separar o lixo para reciclagem. De 6 a 8 anos: Lavar louça, por e tirar a mesa, tirar o lixo da casa, varrer, passar aspirador em alguns cômodos, lavar parte do quintal, guardar as próprias roupas, pendurar roupa no varal de chão. De 9 a 11 anos: Preparar lanches rápidos, limpar a poeira dos móveis, limpar os espelhos, trocar a roupa de cama, cuidar de animais domésticos, ajudar no preparo das refeições, guardar a louça, fazer lista de supermercado. De 12 a 14 anos: Lavar banheiros, por roupas para lavar, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar de irmãos menores, preparar pequenas refeiçoes, fazer compras rápidas, separar contas para pagar.


#PraCegoVer - tabela escrito: crianças na cozinha de acordo com a idade: A partir dos dois anos: Pegar legumes e frutas; Lavar Frutas e Legumes; Misturar bolo; Plantar sementes; Colocar ingredientes numa travessa; Amassar massa de pão ou biscoito. A partir dos 4 anos: Arrumar a mesa; Escolher temperos; Usar faca de plástico; Passar manteiga no pão; Preparar o leite; Colher ervas e temperos; Descascar ovos; Montar pizza, lasanha, sanduíche; Lavar plástico e inox; Usar liquidificador com supervisão. A partir dos 7 anos:  Fazer lista do mercado; Guardar compras; Temperar comida; Usar o Ralador; Utilizar facas pequenas; Utilizar o microondas para aquecer; Lavar louças; Preparar o café da manhã; Medir ingredientes. A partir dos 10 anos: Seguir uma receita; Utilizar fogão com supervisão; Fazer pequenas compras; Escolher o cardápio; Cuidar de plantas; Fazer um bolo; Preparar pequenas refeições; Utilizar facas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário