COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Brincadeiras Antigas

        A ideia de hoje é conversar com a mamãe, papai, vovô, vovó, titia, quem mora com você, sobre as brincadeiras que fizeram parte da sua infância! 
       O legal é que, geralmente, estas brincadeiras não necessitam de materiais caros e é uma maneira divertida de interagir com as pessoas que você ama ao mesmo tempo em que se desenvolve!

*Adaptações algumas vezes são necessárias no caso de deficiência física, visual ou auditiva. Logo mais abaixo, há ideias de atividades já adaptadas!


       Abaixo vão algumas dicas para refrescar a memória e mostrar o que pode ser desenvolvido em cada brincadeira, mas vale usar ideias e regras do pessoal de casa mesmo!


AMARELINHA
#PraCegoVer - Desenho - Desenho colorido de uma
amarelinha, com números de 1 a 9 e por último a palavra Céu

Esta atividade desenvolve: 
  • Noção espacial;
  • Motricidade ampla;
  • Esquema corporal;
  • Noção de número;
  • Equilíbrio e força.
Como jogar: 
  1. pode ser desenhado no chão, em giz, ou até um pedaço de tijolo. Você precisará de uma pedra ou objeto que possa jogar;
  2. O jogador começa lançando a pedra na casa um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao "céu".


PASSA O ANEL

#PraCegoVer - Desenho - Um círculo com crianças com as mãos unidas
Uma das crianças passa a mão entre as da colega. Uma criança está de pé. 

Esta atividade desenvolve: 
  • Imaginação e criatividade;
  • Atenção e concentração;
  • Estimula a socialização;
Como brincar:
  1. Um dos participantes é escolhido para passar o anel (pode ser outro objeto)
  2.  Os demais formam uma fila e ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. 
  3. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro.
  4. Em seguida, a criança escolherá algum participante que não esteja com o anel e esta deverá adivinhar com quem está o anel. Se a criança acertar vai ser a vez dela passar o anel, ne não, quem joga é aquele que estava com o anel.


O MESTRE MANDOU


#PraCegoVer - Desenho Uma jovem com papel na mão esquerda e a mão
direita levantada. Outros 5 jovens olham para ela fazendo movimentos.

Esta brincadeira desenvolve:
  • Lateralidade (direita, esquerda);
  • Coordenação motora;
  • Trabalho em equipe;
  • Atenção e concentração;
Como jogar:



  1. Nesta brincadeira, uma das crianças é o mestre.
  2. O mestre que fará com que as demais crianças imitem tudo o que ele fizer, dizendo ‘o mestre mandou…’.
  3. Contudo, só se deve imitar caso o mestre diga a frase antes.
  4. Quem imitar sem que a frase seja dita, é eliminado.
  5. Vence quem ficar por mais tempo!

ELEFANTE COLORIDO

#PraCegoVer - Desenho. quatro crianças correndo. Uma delas está
tocando em uma maçã na árvore, outra toca em uma flor no arbusto
Outra tenta pegar o colega com as mãos esticadas.
  Esta brincadeira desenvolve: Atenção;
  • Agilidade;
  • Conhecimento das cores;
  • Interação social;
  • Linguagem.
Como jogar:
  1. As crianças ficam em roda e uma delas, de costas, fala: – Elefante colorido! 
  2. Os outros perguntam: – De que cor ele é? 
  3. A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. 
  4. Quem não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo. 

Há muitas outras opções de brincadeiras, mas vamos deixar a memória afetiva da família auxiliar neste processo! Depois irão nos contar e ensinar as brincadeiras que seus familiares ensinaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário