O legal é que, geralmente, estas brincadeiras não necessitam de materiais caros e é uma maneira divertida de interagir com as pessoas que você ama ao mesmo tempo em que se desenvolve!
*Adaptações algumas vezes são necessárias no caso de deficiência física, visual ou auditiva. Logo mais abaixo, há ideias de atividades já adaptadas!
Abaixo vão algumas dicas para refrescar a memória e mostrar o que pode ser desenvolvido em cada brincadeira, mas vale usar ideias e regras do pessoal de casa mesmo!
AMARELINHA
#PraCegoVer - Desenho - Desenho colorido de uma amarelinha, com números de 1 a 9 e por último a palavra Céu |
Esta atividade desenvolve:
- Noção espacial;
- Motricidade ampla;
- Esquema corporal;
- Noção de número;
- Equilíbrio e força.
Como jogar:
- pode ser desenhado no chão, em giz, ou até um pedaço de tijolo. Você precisará de uma pedra ou objeto que possa jogar;
- O jogador começa lançando a pedra na casa um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao "céu".
VÍDEO: Uma Amarelinha Diferente...
PASSA O ANEL
#PraCegoVer - Desenho - Um círculo com crianças com as mãos unidas Uma das crianças passa a mão entre as da colega. Uma criança está de pé. |
Esta atividade desenvolve:
- Imaginação e criatividade;
- Atenção e concentração;
- Estimula a socialização;
Como brincar:
- Um dos participantes é escolhido para passar o anel (pode ser outro objeto)
- Os demais formam uma fila e ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada.
- O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro.
- Em seguida, a criança escolherá algum participante que não esteja com o anel e esta deverá adivinhar com quem está o anel. Se a criança acertar vai ser a vez dela passar o anel, ne não, quem joga é aquele que estava com o anel.
O MESTRE MANDOU
#PraCegoVer - Desenho Uma jovem com papel na mão esquerda e a mão direita levantada. Outros 5 jovens olham para ela fazendo movimentos. |
Esta brincadeira desenvolve:
- Lateralidade (direita, esquerda);
- Coordenação motora;
- Trabalho em equipe;
- Atenção e concentração;
Como jogar:
- Nesta brincadeira, uma das crianças é o mestre.
- O mestre que fará com que as demais crianças imitem tudo o que ele fizer, dizendo ‘o mestre mandou…’.
- Contudo, só se deve imitar caso o mestre diga a frase antes.
- Quem imitar sem que a frase seja dita, é eliminado.
- Vence quem ficar por mais tempo!
ELEFANTE COLORIDO
#PraCegoVer - Desenho. quatro crianças correndo. Uma delas está tocando em uma maçã na árvore, outra toca em uma flor no arbusto Outra tenta pegar o colega com as mãos esticadas. |
Esta brincadeira desenvolve: Atenção;
- Agilidade;
- Conhecimento das cores;
- Interação social;
- Linguagem.
Como jogar:
- As crianças ficam em roda e uma delas, de costas, fala: – Elefante colorido!
- Os outros perguntam: – De que cor ele é?
- A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor.
- Quem não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.
Há muitas outras opções de brincadeiras, mas vamos deixar a memória afetiva da família auxiliar neste processo! Depois irão nos contar e ensinar as brincadeiras que seus familiares ensinaram!
Nenhum comentário:
Postar um comentário