COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

terça-feira, 7 de abril de 2020

Cozinha também é lugar de APRENDER!

       Em casa, friozinho chegando... Tem coisa melhor do que nos reunirmos na cozinha e fazer uma receita gostosa? Pois cozinhando podemos, além de nos divertir, aprender muitas coisas!!!
        Dentro deste tema, podemos realizar várias atividades, que trabalham: 



  • Matemática: números, medidas e quantidades;
  • Leitura e escrita: anotando a receita, listando ingredientes e montando um livro de receitas;
  • Cultura: costumes e receitas de família, de povos de outros países;
  • Organização: cozinhar requer planejamento e organização;
  • Responsabilidade: as tarefas na cozinha precisam ser adaptadas para cada idade e com supervisão sempre de um adulto, mas podem ensinar os cuidados necessários para cozinhar;
  • Uma atividade legal, é montar um livro de receitas. Esta ideia, para as crianças que já estão alfabetizadas, auxilia muito no desenvolvimento da escrita. 
  • Com os exemplos de receitas abaixo também podemos trabalhar matemática, de maneira natural. Basta que, quando forem realizar a receita, dialoguem com a criança sobre as quantidades, façam somas dos ingredientes, contagens, tudo dependendo da idade e nível de desenvolvimento. 
  • O importante é tudo ser divertido e natural, sem cobranças! O livro pode ser feito aos poucos, à medida que vão realizando as receitas. Também é interessante criar receitas mãe/filho, pai/filho, avós/netos, etc...




       A seguir, teremos uma série de ideias. Vídeo com receita, ideias de receitas para fazer com crianças, tudo para introduzir o tema. Vale conversar com os familiares sobre as receitas tradicionais da família, de onde surgiram, de que país, etnia, cultura... Esta introdução também ajuda a desenvolver a linguagem oral e comunicação.














Nenhum comentário:

Postar um comentário