COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

quarta-feira, 17 de junho de 2020

O Monstro da Cores!

Olá meus queridos!

Nesta atividade, iremos utilizar uma história muito legal, chamada Monstro das Cores. Esta atividade é a primeira de algumas que iremos trabalhar nossas emoções. Neste período difícil que estamos passando, é muito importante cuidarmos de nossos sentimentos.
#PracegoVer #PraTodosVerem
Foto de uma mesa branca. Sobre a mesa desenhos de 5 monstros, um preto, um azul, um verde, um amarelo e um vermelho. Cada monstro demonstra a expressão de um sentimento. Ao lado de cada monstro, há o desenho de um pote com tampa. 


Esta atividade pode ser realizada de diversas formas:

  • Ler a história, para quem já sabe ler;
  • Ler com um adulta, para quem ainda não sabe;
  • fazer um desenho do seu monstro das cores;
  • Fazer desenhos dos monstros das cores, representando os seus sentimentos;
  • Fazer potes das emoções, como no livro, utilizando potes vazios que temos em casa. Esta atividade irá ser melhor explicada logo abaixo. 

PDF do Livro Monstro das Cores: O Monstro das Cores


ATIVIDADE DOS POTES DAS EMOÇÕES:

#PraCegoVer #PraTodosVerem
Foto de três garrafas de plástico. Ao Fundo, a garrafa da esquerda é comprida e fina com tampa branca, dentro há um líquido rosa e brilho. a da direita também comprida e fina com tampa branca, dentro há um líquido azul e brilho. A da frente é mais baixa e aredondada com tampa branca, dentro tem um líquido roxo com brilho. O fundo é desfocado.



Material necessário:

  • água morna;
  •  purpurina, lantejoulas ou quaisquer objetos pequenos;
  • cola colorida ou com purpurina;
  • corante ou tinta guache;
  • potes ou garrafas vazios.

Passo a passo:

Não há qualquer segredo. Primeiro você coloca um pouco de purpurina e cola. Faça tendo em conta o tamanho da garrafa. Por fim, coloque a água quente e balance bastante para que o material se combine bem. Pronto! Você pode usar a criatividade e fazer um tipo de garrafa ou pote para cada sentimento ou emoção. Faça um com cada cor que represente esta emoção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário