COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Bingo das Emoções

Desta vez a proposta é de um jogo. A família deve conhecer como funciona um bingo... 
  • A ideia é confeccionar cartelas (1 para cada jogador), com desenhos de carinhas representando as emoções (alegre, triste, zangado, amedrontado, surpreso, confuso, etc.) e também, fichinhas com as mesmas expressões;
  • Para marcar, dá para usar pedrinhas, tampinhas ou grãos;
  • Abaixo, deixaremos exemplos de cartelas, mas quem não pode imprimir não tem problema, a ideia é confeccionar o jogo. Pode fazer os desenhos com a família toda.

OBJETIVOS:
  • Auxiliar na identificação das emoções. 
  • Propiciar o dialogo sobre sentimentos e a compreensão das emoções dos outros jogadores também, esse processo ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento e da empatia.



Como jogar: Cada participante escolherá sua cartela, e ao invés de números como no bingo tradicional, serão sorteadas as fichinhas de carinhas com emoções, por exemplo, se é sorteada a carinha “confuso” os jogadores irão observar em suas cartelas se eles tem essa carinha, caso tenham irão marcá-la (como se marcasse um número no bingo), e falarão em que situações ficaram ou já ficam confusos, quem não tiver não precisa falar. O vencedor será quem preencher a cartela primeiro, como no bingo tradicional.

Jogo de Bingo e PDF, para quem quer imprimir: Bingo das Emoções

Nenhum comentário:

Postar um comentário