COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Escola Altina Teixeira - Projeto Autonomia

O trabalho com os alunos da Escola Altina Teixeira prioriza as atividades que desenvolvam a autonomia dos alunos dentro e fora da sala de aula. Iniciamos as atividades do projeto com atividades básicas, como: postura na cadeira, sentar e levantar-se sozinha, ir ao banheiro, abrir e fechar portas, cuidar-se no pátio, etc. Realizamos também atividades com o computador, desenvolvendo habilidades com o mouse, posicionamento, utilização do teclado, tudo através de jogos e brincadeiras. 


O olhar para apessoa com deficiência pode prejudicar sua auto-estima e infantilizar o indivíduo, ou,  fazê-lo se sentir capaz de realizar as atividades diárias. Muitas vezes, não lhes permitimos fazer muitas coisas que são capazes de fazer e que são necessárias para o seu desenvolvimento. Esta super proteção pode ser mais nociva do que a própria deficiência, pois cria uma dependência impedindo que o indivíduo se constitua enquanto sujeito.



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