Este ano o trabalho no Atendimento Educacional Especializado da Escola Augusto Ruschi tem como tema gerador a Ludicidade e Tecnologia, indo de encontro também com o eixo temático da escola para o ano de 2014: O meu valor, o teu valor, os nossos valores!
Segue abaixo o nosso Plano de Ação que já está sendo colocado em prática desde o final do mês de Março:
PROJETO/
PLANO DE AÇÃO
Bárbara Gai Zanini
Panta, Juliana Cezimbra, Vanise Rigon Viero
(Educadoras
Especiais)
Tema: Ludicidade e
tecnologia: A construção de jogos na busca de estratégias para a aprendizagem.
OBJETIVOS
GERAIS
·
Oferecer o
Atendimento Educacional Especializado a serviço da Educação Especial na escola
de modo a complementar e/ou suplementar a formação do aluno conforme a Política
de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC; 01/2008;
·
Utilizar o lúdico e as tecnologias da
informação e comunicação como forma de incentivar a criatividade, imaginação e
reflexão do aluno, possibilitando a autodescoberta, autoestima e percepção de
si e do outro;
·
Realizar diagnóstico pedagógico assim como
manter uma avaliação contínua de todo o processo de desenvolvimento do aluno.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Valorizar as
características pessoais positivas do aluno;
·
Trabalhar a
autoestima do aluno, com vista a um reflexo na sua aprendizagem;
·
Promover a construção
de jogos pelos alunos buscando o seu desenvolvimento global;
·
Buscar o envolvimento
da família do aluno com o atendimento e com a escola;
·
Trabalhar as
potencialidades do aluno;
·
Utilizar as
narrativas digitais como recurso multimídia para registrar e acompanhar o
desenvolvimento do aluno ao final de cada atividade.
JUSTIFICATIVA
De acordo com a Política Nacional de
Educação Especial naPerspectivada Educação Inclusiva (2008), a educação
especial como modalidade de ensino tem o papel de disponibilizar os serviços e
recursos próprios deste atendimento. Partindo deste princípio, pensamos a
elaboração deste tema de acordo com os objetivos da modalidade de Educação
Especial e do Atendimento Educacional Especializado.
O
atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos
pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As
atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado
diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo
substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a
formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora
dela. (SEESP/MEC, 2008)
Além
dos objetivos de nosso trabalho no AEE, seguindoa temática da escola para o ano
de 2014 as atividades também terão o intuito de estabelecer a abordagem e formação
de hábitos, atitudes e valores culturais/sociais.
Também
seguindo a temática da escola, será trabalhada a relação entre educação e
cultura, formação de valores e atitudes, assim como a questão ambiental e de
sustentabilidade e a atenção ao sentido emocional e afetivo das relações entre
alunos, professores e outros profissionais da instituição.
Através
das atividades lúdicas em grupo, buscaremos o desenvolvimento da linguagem
oral, corporal e expressiva assim como o avanço nas relações sócio afetivas, de
cooperação e solidariedade e a constituição do sujeito como cidadão autônomo,
inserido em seu contexto sociocultural.
Objetivos
específicos e traçados individualmente serão desenvolvidos através das
atividades diárias, tendo em vista a reorganização do esquema corporal,
aprimoramento da coordenação motora, orientação espaço-temporal, equilíbrio e
lateralidade. Sempre considerando as particularidades de cada aluno atendido,
buscaremos atividades que estimulem a autogestão da vida prática, visando à
autonomia, noções de alimentação, higiene, vestuário, entre outras necessidades
pessoais eo estímulo da comunicação utilizando métodos orais, gestuais e de
comunicação alternativa a fim de desenvolver a linguagem oral, compreensiva e
expressiva.
A
construção e utilização dos jogos possibilitaráincentivar a criatividade, imaginação
e reflexão do aluno possibilitando a autodescoberta, autoestima e percepção de
si e do outro. Com as atividades em pequenos e grandes grupos considerando a
proposta de interação entre todos os alunos atendidos, será proposto o
desenvolvimento das relações interpessoais, através do diálogo, do convívio, da
escuta, da troca de experiências, da ajuda mútua e solidariedade.
REFERENCIAL
O foco principal das atividades
desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado da Escola Augusto Ruschi
será a confecção e utilização de jogos. O jogo vem sendo cada vez mais
valorizado e utilizado por muitos educadores devido às teorias e pesquisas
realizadas a respeito do seu beneficio, que trazem resultados muito
significativos. Nas atividades com jogo, é possível desenvolver uma melhor
comunicação, respeito pelo outro e a melhor aceitação de restrições ou regras
coletivas, além de autonomia pessoal.
Segundo
Almeida (2008), a concepção sobre o desenvolvimento do indivíduo foi se
modificando ao longo da história, o mesmo está inserido em um meio onde recebe
as informações, assimila e as transforma. Portanto, o seu desenvolvimento
cognitivo resulta da sua interação com o meio social em que vive, estruturando
esquemas e reconstruindo conceitos dos objetos sob os quais interage. O jogo
entra, então, como uma maneira de construção social, pois está ligado ao
contexto social em que o aluno vive, e, assim, os jogos revelam a cultura de
uma sociedade.
Vygotsky
(1998) afirma que o jogo é um fator muito importante do desenvolvimento e
mostra o significado da mudança que ocorre no desenvolvimento do próprio jogo,
com a predominância de situações imaginárias, para a predominância de
regras.
Enfrentando
os desafios do jogo, o aluno utiliza recursos cognitivos parecidos com os que
são exigidos para a solução de problemas da sua vida diária e de situações de
aprendizagem em sala de aula.
Serão
utilizados, além dos jogos existentes na Sala de Recursos e jogos interativos
utilizando as TICs, materiais recicláveis na confecção dos jogos, trazidos de
casa pelos alunos e professores. Este ato já suscita um estímulo ao cuidado com
o meio ambiente, tema que será trabalhado em sala de recursos envolvendo o
contexto dos jogos.
Estas
atividades lúdicas envolveram aspectos motores, psicomotores, cognitivos e
afetivos, além do desenvolvimento da percepção visual, tátil, discriminação de
cores e formas, noção espaço-temporal, lateralidade, dentre outros aspectos do
desenvolvimento global.
Segundo
Winnicott (1975), é utilizando a criatividade que acontece realmente a
percepção, que se assimila o conhecimento. O jogo possibilita que o aluno
utilize a sua capacidade de criar, de experimentar diferentes processos de
pensamento, proporcionando esse processo de experimentação.
O
trabalho de confecção de jogos passará por várias etapas, como a seleção e
recolhimento dos materiais, a própria construção e a aplicação dos mesmos. Este
trabalho envolverá os alunos em uma construção colaborativa de aprendizagem,
pois cada grupo irá fazer a sua parte para que o resultado final do jogo
ocorra. Após a construção dos jogos pelos alunos, eles irão colocá-lo em
prática durante os atendimento e atividades do AEE.
Com
o intuito de realizar uma avaliação e acompanhamento contínuo do processo de
aprendizagem dos alunos, utilizaremos como mais um recurso tecnológico: as
Narrativas Digitais.
Segundo
Azeredo e Reategui (2013), as histórias contribuem para aconstrução da
aprendizagem do sujeito uma vez que auxiliam no desenvolvimento da imaginação,
criatividade, do pensamento e da compreensão.
As
Narrativas Digitais entram como uma ferramenta utilizada pelos alunos e por nós
educadoras, para relatar em forma de uma história como ocorreu o processo de
construção do conhecimento, utilizando a construção dos jogos e outras atividades
desenvolvidas no AEE em Sala de Recursos ou em outros espaços da escola.
Para
a elaboração destas narrativas, consideraremos as particularidades e
potencialidades de todos os alunos e serão utilizados vários tipos de recursos
multimídia, tais como: Narrativas escritas, ilustrações, vídeos e/ou áudios.
Posteriormente, as narrativas serão publicadas no Blog do AEE (http://aeeruschi.blogspot.com.br/2013/10/atividades-realizadas-no-aee.html)
para o livre acesso de toda a comunidade escolar.
CRONOGRAMA
Ações a serem realizadas
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Março
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Dezembro
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Construção do Projeto/Plano de Ação
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Levantamento da demanda de alunos
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Distribuição de Horários
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Reuniões com a equipe diretiva e familiares
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Encontro mensal com todos os alunos
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Aplicabilidade e publicação: Mostra Pedagógica
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Aplicabilidade e publicação: Narrativas Digitais
e Blog
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Plano de AEE individual do aluno
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Ajuste
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Avaliação
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REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
AZEREDO, D. C.
REATEGUI, E. A Construção de Narrativas
Digitais como Apoio ao Processo de Letramento. Novas Tecnologias na
Educação. CINTED – UFRGS. V.11, nº 1, 2013
BRASIL. Ministério da
Educação. Secretaria de Educação Especial. A
Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. MEC/SEESP, 2010
PIAGET, J. A Formação do símbolo na criança:
imitação jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar,
1975.
_____. Psicologia
e pedagogia.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
VYGOTSKY, L. S. A
formação social da mente.Rio
de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
_____. Pensamento
e linguagem. Rio de Janeiro:
Martins Fontes, 1998.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade.Rio de Janeiro:
Imago. 1975.
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