terça-feira, 3 de junho de 2014

Plano de Ação AEE 2014: Ludicidade e Tecnologia

Este ano o trabalho no Atendimento Educacional Especializado da Escola Augusto Ruschi tem como tema gerador a Ludicidade e Tecnologia, indo de encontro também com o eixo temático da escola para o ano de 2014: O meu valor, o teu valor, os nossos valores!

Segue abaixo o nosso Plano de Ação que já está sendo colocado em prática desde o final do mês de Março:

PROJETO/ PLANO DE AÇÃO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – E.E.E.B. AUGUSTO RUSCHI - 2014

Bárbara Gai Zanini Panta, Juliana Cezimbra, Vanise Rigon Viero
(Educadoras Especiais)

Tema: Ludicidade e tecnologia: A construção de jogos na busca de estratégias para a aprendizagem.

OBJETIVOS GERAIS

·         Oferecer o Atendimento Educacional Especializado a serviço da Educação Especial na escola de modo a complementar e/ou suplementar a formação do aluno conforme a Política de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC; 01/2008;

·         Utilizar o lúdico e as tecnologias da informação e comunicação como forma de incentivar a criatividade, imaginação e reflexão do aluno, possibilitando a autodescoberta, autoestima e percepção de si e do outro;

·         Realizar diagnóstico pedagógico assim como manter uma avaliação contínua de todo o processo de desenvolvimento do aluno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Valorizar as características pessoais positivas do aluno;
·         Trabalhar a autoestima do aluno, com vista a um reflexo na sua aprendizagem;
·         Promover a construção de jogos pelos alunos buscando o seu desenvolvimento global;
·         Buscar o envolvimento da família do aluno com o atendimento e com a escola;
·         Trabalhar as potencialidades do aluno;
·         Utilizar as narrativas digitais como recurso multimídia para registrar e acompanhar o desenvolvimento do aluno ao final de cada atividade.

JUSTIFICATIVA

            De acordo com a Política Nacional de Educação Especial naPerspectivada Educação Inclusiva (2008), a educação especial como modalidade de ensino tem o papel de disponibilizar os serviços e recursos próprios deste atendimento. Partindo deste princípio, pensamos a elaboração deste tema de acordo com os objetivos da modalidade de Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado.

O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. (SEESP/MEC, 2008)

Além dos objetivos de nosso trabalho no AEE, seguindoa temática da escola para o ano de 2014 as atividades também terão o intuito de estabelecer a abordagem e formação de hábitos, atitudes e valores culturais/sociais.
Também seguindo a temática da escola, será trabalhada a relação entre educação e cultura, formação de valores e atitudes, assim como a questão ambiental e de sustentabilidade e a atenção ao sentido emocional e afetivo das relações entre alunos, professores e outros profissionais da instituição.
Através das atividades lúdicas em grupo, buscaremos o desenvolvimento da linguagem oral, corporal e expressiva assim como o avanço nas relações sócio afetivas, de cooperação e solidariedade e a constituição do sujeito como cidadão autônomo, inserido em seu contexto sociocultural.
Objetivos específicos e traçados individualmente serão desenvolvidos através das atividades diárias, tendo em vista a reorganização do esquema corporal, aprimoramento da coordenação motora, orientação espaço-temporal, equilíbrio e lateralidade. Sempre considerando as particularidades de cada aluno atendido, buscaremos atividades que estimulem a autogestão da vida prática, visando à autonomia, noções de alimentação, higiene, vestuário, entre outras necessidades pessoais eo estímulo da comunicação utilizando métodos orais, gestuais e de comunicação alternativa a fim de desenvolver a linguagem oral, compreensiva e expressiva.
A construção e utilização dos jogos possibilitaráincentivar a criatividade, imaginação e reflexão do aluno possibilitando a autodescoberta, autoestima e percepção de si e do outro. Com as atividades em pequenos e grandes grupos considerando a proposta de interação entre todos os alunos atendidos, será proposto o desenvolvimento das relações interpessoais, através do diálogo, do convívio, da escuta, da troca de experiências, da ajuda mútua e solidariedade.

REFERENCIAL

      O foco principal das atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado da Escola Augusto Ruschi será a confecção e utilização de jogos. O jogo vem sendo cada vez mais valorizado e utilizado por muitos educadores devido às teorias e pesquisas realizadas a respeito do seu beneficio, que trazem resultados muito significativos. Nas atividades com jogo, é possível desenvolver uma melhor comunicação, respeito pelo outro e a melhor aceitação de restrições ou regras coletivas, além de autonomia pessoal.
Segundo Almeida (2008), a concepção sobre o desenvolvimento do indivíduo foi se modificando ao longo da história, o mesmo está inserido em um meio onde recebe as informações, assimila e as transforma. Portanto, o seu desenvolvimento cognitivo resulta da sua interação com o meio social em que vive, estruturando esquemas e reconstruindo conceitos dos objetos sob os quais interage. O jogo entra, então, como uma maneira de construção social, pois está ligado ao contexto social em que o aluno vive, e, assim, os jogos revelam a cultura de uma sociedade.
Vygotsky (1998) afirma que o jogo é um fator muito importante do desenvolvimento e mostra o significado da mudança que ocorre no desenvolvimento do próprio jogo, com a predominância de situações imaginárias, para a predominância de regras. 
Enfrentando os desafios do jogo, o aluno utiliza recursos cognitivos parecidos com os que são exigidos para a solução de problemas da sua vida diária e de situações de aprendizagem em sala de aula.
Serão utilizados, além dos jogos existentes na Sala de Recursos e jogos interativos utilizando as TICs, materiais recicláveis na confecção dos jogos, trazidos de casa pelos alunos e professores. Este ato já suscita um estímulo ao cuidado com o meio ambiente, tema que será trabalhado em sala de recursos envolvendo o contexto dos jogos.
Estas atividades lúdicas envolveram aspectos motores, psicomotores, cognitivos e afetivos, além do desenvolvimento da percepção visual, tátil, discriminação de cores e formas, noção espaço-temporal, lateralidade, dentre outros aspectos do desenvolvimento global.
Segundo Winnicott (1975), é utilizando a criatividade que acontece realmente a percepção, que se assimila o conhecimento. O jogo possibilita que o aluno utilize a sua capacidade de criar, de experimentar diferentes processos de pensamento, proporcionando esse processo de experimentação.
O trabalho de confecção de jogos passará por várias etapas, como a seleção e recolhimento dos materiais, a própria construção e a aplicação dos mesmos. Este trabalho envolverá os alunos em uma construção colaborativa de aprendizagem, pois cada grupo irá fazer a sua parte para que o resultado final do jogo ocorra. Após a construção dos jogos pelos alunos, eles irão colocá-lo em prática durante os atendimento e atividades do AEE.
Com o intuito de realizar uma avaliação e acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem dos alunos, utilizaremos como mais um recurso tecnológico: as Narrativas Digitais.
Segundo Azeredo e Reategui (2013), as histórias contribuem para aconstrução da aprendizagem do sujeito uma vez que auxiliam no desenvolvimento da imaginação, criatividade, do pensamento e da compreensão.
As Narrativas Digitais entram como uma ferramenta utilizada pelos alunos e por nós educadoras, para relatar em forma de uma história como ocorreu o processo de construção do conhecimento, utilizando a construção dos jogos e outras atividades desenvolvidas no AEE em Sala de Recursos ou em outros espaços da escola.
Para a elaboração destas narrativas, consideraremos as particularidades e potencialidades de todos os alunos e serão utilizados vários tipos de recursos multimídia, tais como: Narrativas escritas, ilustrações, vídeos e/ou áudios. Posteriormente, as narrativas serão publicadas no Blog do AEE (http://aeeruschi.blogspot.com.br/2013/10/atividades-realizadas-no-aee.html) para o livre acesso de toda a comunidade escolar.




CRONOGRAMA


Ações a serem realizadas
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Construção do Projeto/Plano de Ação
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Levantamento da demanda de alunos
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Distribuição de Horários
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Reuniões com a equipe diretiva e familiares
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Encontro mensal com todos os alunos
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Aplicabilidade e publicação: Mostra Pedagógica




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Aplicabilidade e publicação: Narrativas Digitais e Blog
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Plano de AEE individual do aluno
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Ajuste




Avaliação



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEREDO, D. C. REATEGUI, E. A Construção de Narrativas Digitais como Apoio ao Processo de Letramento. Novas Tecnologias na Educação. CINTED – UFRGS. V.11, nº 1, 2013

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. MEC/SEESP, 2010

PIAGET, J. A Formação do símbolo na criança: imitação jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

_____. Psicologia e pedagogia.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente.Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

_____. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade.Rio de Janeiro: Imago. 1975.





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