COMBATE AO COVID-19

Como todos sabem, infelizmente estamos passando por uma situação de distanciamento social, e, conforme orientações do governo, as aulas estão suspensas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que requer um olhar atento e minucioso aos estudantes. Suas atividades são planejadas de forma personalizada e pensadas de forma individualizada para cada estudante. Sendo assim, as atividades realizadas no AEE são planejadas semanalmente, considerando as avaliações continuadas dos estudantes, ou seja, são planejadas de acordo com a evolução do estudante e a exploração das suas potencialidades. Desta forma, é muito difícil realizar atividades à distância para esta modalidade.
Por outro lado, nós, educadores especiais, nos preocupamos em contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dos estudantes neste período de confinamento e então planejamos compartilhar com a comunidade escolar, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, em conjunto com as famílias. Desejamos muita saúde a todos e que tomem os devidos cuidados neste período, protegendo nossa maior preciosidade, a saúde!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Desenvolvendo a Psicomotricidade

Muitas vezes pensa-se no aluno apenas como mente, e não como corpo, e se esquece a importância do movimento e da brincadeira no processo de aprendizagem. É preciso que a criança conheça seu próprio corpo, e conheça outra forma de comunicação: através de expressões e de seus movimentos.
Utilizamos as atividades lúdicas e artísticas para desenvolver aspectos ligados a psicomotricidade, trabalhando noções de esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial, estrutura temporal, entre outras habilidades.
Vivenciando o corpo, a criança toma consciência, não só de si mesma, mas também do outro, se relacionando melhor. Sabendo da importância do movimento a da atividade lúdica, a escola poderá desenvolver um processo de aprendizagem criativo, participativo e realmente transformador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário