segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Equipe de Atendimento Educacional Especializado

Sala de Recursos Multifuncional Escola Augusto Ruschi

A escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, conta com uma sala de recursos multifuncional, espaço destinado ao Atendimento Educacional Especializado.
Os princípios para a organização das salas de recursos multifuncionais partem da concepção de que a escolarização de todos os alunos, com ou sem necessidades especiais, realiza-se em classes comuns do ensino regular, quando se reconhece que cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente e que o atendimento educacional especializado vem para complementar e suplementar a escolarização.
A equipe da sala multifuncional conta com três profissionais formadas em educação especial.  No momento são atendidos em torno de 34 alunos. As educadoras dividem-se em atender os alunos e a dar suporte pedagógico aos professores da sala regular, procurando realizar um trabalho interdisciplinar.
Nós educadoras realizamos um trabalho no sentido de buscar estratégias pedagógicas que auxiliem o aluno a encontrar outras maneiras de aprender de acordo com suas potencialidades. O objetivo é que os alunos encontrem subsídios no AEE para desenvolver suas funções psicológicas superiores. Estas estratégias são baseadas em atividades lúdicas e interativas e de acordo com as necessidades do aluno, possíveis adaptações em materiais e metodologias.
Por fim, vale salientar a atitude positiva e apoiadora da gestão da Escola Augusto Ruschi, o trabalho colaborativo desenvolvido por toda a equipe escolar, a parceria entre a escola e a família, a organização de recursos e a atenção às necessidades de cada aluno. Estas iniciativas formam uma estrutura básica para melhorar a qualidade da educação, alterando o modo como os alunos são recebidos e tratados, avançando na compreensão de que as dificuldades de aprendizagem algumas podem ser decorrentes de um sistema não acolhedor.
Equipe de Educação Especial Escola Augusto Ruschi

Da esquerda para a direita: Vanise Rigon Viero, Juliana Cezimbra e Bárbara Zanini (Educadoras Especiais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário